quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ginecomastia : Cirurgia Plastica de Redução de Mamas Masculinas

Ginecomastia é um termo médico que se refere ao desenvolvimento anormal de mamas com aspecto feminino em homens. A ginecomastia é uma condição mais comum do que se imagina, afetando até 40-60% dos homens. Em alguns homens pode afetar ambas as mamas, em outros casos apenas uma. Embora certas drogas ( ex: esteróides anabolizantes, maconha, espironolactona, etc) e condições médicas ( ex: cirrose hepática, desordens hormonais ) possam contribuir para o desenvolvimento da ginecomastia, na maior parte dos casos de ginecomastia não se observa uma causa identificável ( “ginecomastia idiopática”).

A ginecomastia, principalmente na adolescencia, é motivo de grande contrangimento, podendo gerar grandes distúrbios psicológicos ao paciente portador dessa condição, levando até mesmo ao isolamento social. A cirurgia plástica de correção de ginecomastia é o tratamento mais indicado para os homens que se sentem incomodados com sua aparência devido ao desenvolvimento anormal de mamas masculinas. A cirurgia para correção de ginecomastia visa remover gordura ou tecido glandular das mamas e, raramente, excesso de pele. O resultado final é o de um peitoral plano, firme e consistente com o contorno corporal masculino.

A cirurgia plastica de correção de ginecomastia pode ser realizada em homens de qualquer idade que gozem de boa saúde física e emocional. Os melhores candidatos a essa cirurgia tem a pele firme e com elasticidade suficiente para se adaptar ao novo contorno corporal. Para realização da cirurgia de correção da ginecomastia são necessarios 2 exames de sangue pré operatórios: hemograma completo e coagulograma. A cirurgia é geralmente realizada com anestesia local associada a sedação oral e tem duração média de 2 horas, com o paciente podendo retornar a sua residência logo após o procedimento.

A ginecomastia pode ser dividida em três tipos:
- glandular ( “ginecomastia verdadeira”) : onde temos apenas crescimento anormal de tecido glandular mamário.
- gordurosa (“lipomastia”) : nesse caso há apenas acúmulo de gordura na região, sem hipertrofia glandular.
- mista: há um aumento tanto do tecido glandular, como de tecido gorduroso na região peitoral.


Quando a ginecomastia apresenta apenas gordura, é realizada uma lipo através das incisões 1 e 2. Se tambem houver tecido glandular, é realizado um corte periareolar inferior.

Se a ginecomastia for predominante glandular, é realizado um corte em meia lua na região peri areolar inferior, de cerca de 2-3 cm, por onde é retirada cirurgicamente a glândula. No caso do paciente possuir tecido gorduroso, além do componente glandular, a cirurgia pode ser associada a uma pequena lipoaspiração na região, no qual o cirurgião realiza 2 ou 3 incisões de cerca de 3 mm na área, que serão os locais de entrada para cânula de lipoaspiração. Os pontos são retirados cerca de 7-15 dias após a realização da cirurgia de ginecomastia, e o paciente deve usar no pós operatório uma cinta elastica compressiva para diminuir o inchaço e a formação de hematomas.

Como toda cirurgia plastica estética, os resultados proporcionados pela cirurgia de correção de ginecomastia são realmente compensadores para o paciente, desde que as expectativas a respeito da cirurgia sejam realistas. Em nossa clinica, dispomos de cirurgiões com larga experiência nesse tipo de cirurgia, que irão lhe indicar o tratamento mais adequado para o seu caso .

Fonte: Site Clínica Bioplástica

seja o primeiro a comentar!

^